Health knowledge made personal
Join this community!
› Share page:
Go
Search posts:

Como fazer manteigas de oleaginosas / How to make nut butters

Posted Sep 29 2012 7:08pm

Como fazer manteigas de oleaginosas / How to make nut butters

Não se assustem pelo nome por favor, oleaginosas são apenas os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, macadamias, cajus(…), e a sua manteiga é feita num processador de alimentos, e é de tal modo triturada que, graças à boa quantidade de gorduras libertadas a manteiga fica cremosa e muito deliciosa. Actualmente, este género de manteigas já podem ser encontradas em lojas de produtos naturais (para além da conhecida manteiga de amendoim que pode ser encontrada na maioria dos supermercados), com o nome de “pasta” em vez de manteiga, mas vale a pena experimentar fazer em casa em vez de comprar, já que é muito simples de se fazer e a manteiga aguenta em ótimo estado cerca de 1 mês no frigorífico.

Já utilizei algumas vezes manteiga de amêndoa neste blog, mas nunca expliquei passo a passo como é que se faz, e hoje vou dedicar um post a este assunto porque acho que toda a gente deveria conhecer estes deliciosos cremes de barrar que se podem fazer facilmente em casa.

Manteiga de avelã

Utilizei avelãs nesta receita, mas sintam-se à vontade de experimentar outro tipo de oleaginosas.

Coloque 240g de avelãs (utilizei esta quantidade para fazer exactamente 1 chávena de manteiga) numa forma, espalhadas numa camada única, e leve ao forno durante 25 minutos a uma temperatura de 150ºC (350ºC). Depois de ficarem tostadinhas, cuidado para não queimar, retire-as do forno, deixe arrefecer durante uns 10 minutos, e tente retirar-lhes a pele. Tostar as avelãs não só torna a manteiga mais saborosa, como também elimina os anti-nutrientes de que já referi neste post .

Depois de retirar a pele às avelãs, coloque-as no processador de alimentos ( juntamente com uma pitada de sal, se quiserem) e triture até as avelãs ficarem reduzidas a farinha.

Continue a triturar. Assim que a farinha de avelã começar a libertar gordura, vai obter uma bola gigante de manteiga a girar com a lâmina da máquina, mas continue a triturar, até se ter desfeito completamente. Prove e adicione mais sal se necessário.

A manteiga está pronta. Se provarem vão reparar que a pasta tem o sabor delicioso, torradinho, mas mais concentrado do que o sabor original da avelã, por isso experimentem fazer com outros tipos de oleaginosas, porque cada manteiga é única.

Pode não ficar por aqui e juntar um adoçante como agave ou maple syrup (ou outros que preferirem), especiarias como canela, cardamomo, noz-moscada se gostarem(…) e até cacau.

A minha sugestão: Creme de avelã e chocolate, uma espécie de Nutella, mas sem os açúcares, o leite e a gordura adicionada. Um creme perfeito para barrar no pão para acompanhar o pequeno-almoço ou lanche.

½ chávena de manteiga de avelã
1 colher de sopa de adoçante (como mel, agave, xarope de arroz, ou outro tipo de adoçante que preferirem)
2 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de leite vegetal

Misture tudo muito bem, num processador de alimentos ou mexa com uma colher numa taça até obter uma pasta cremosa.

English version

I have already made a few recipes here using nut butters, but I actually never explained how it is made step-by-step.

Hazelnut Butter

I used hazelnuts in this recipe, but you can use any other type of nuts)

Pre-heat your oven to 350ºF and fill up a cookie sheet with hazelnuts. Roast the nuts for about 25 minutes. After removing them from the oven, let cool for about 10 minutes, and try to remove their skin.

Place the nuts in a food processor (with a pinch of salt) and grind until you achieve a creamy and smooth paste. During this process you may have to scrape down the sides of the container.

Your nut butter is ready. You can now add other types of flavors to your homemade nut butter, like spices (cinnamon, cardamom, nutmeg if you like…), if you have a sweet tooth had 1 or 2 tablespoons of natural sweeteners like agave or maple syrup (or others), or you can even add cocoa.

My favorite: chocolate hazelnut spread

½ cup hazelnut butter
1 tablespoon natural sweetener (such as honey, agave, brown rice syrup, or other)
2 tablespoons of cacao powder
4 tablespoons non-dairy milk

Assemble all the ingredients in a small bowl and combine until you have a creamy paste.

Like this:

One blogger likes this.
  • Veggie V! @ Veggie V's Vegan Adventure
by Márcia Gonçalves on September 30, 2012  •  Permalink

Posted by Márcia Gonçalves on September 30, 2012

http://compassionatecuisine.wordpress.com/2012/09/30/como-fazer-manteigas-de-oleaginosas-how-to-make-nut-butters/

Post a comment
Write a comment:

Related Searches