Health knowledge made personal
Join this community!
› Share page:
Go
Search posts:

Chocolatinhos com recheio de creme de avelã / Chocolate cups with hazelnut cream filling

Posted Sep 14 2012 3:09pm

Chocolatinhos com recheio de creme de avelã / Chocolate cups with hazelnut cream filling

Está a aproximar-se o meu aniversário, e aproveitando o facto de já ninguém me oferecer chocolates, (o que é uma pena, porque sempre adorei chocolatinhos e bombons), aproveitei para tentar aprender a fazer o meu próprio chocolate. A ideia surgiu depois de visitar esta receitinha , que também deve ser muito boa!

Estes chocolates, para além de ser do melhor para aqueles que adoram comer chocolate amarguinho (como eu), é também para aqueles que desejam obter os benefícios maravilhosos do cacau, no seu estado cru (porque como vêem, não é aquecido nesta receita).

O cacau, denominado de alimento dos Deuses pelas civilizações Asteca e Maia, é também considerado um super-alimento actualmento. Estudos actuais indicam que o consumo de cacau está associado a um melhor controlo da insulina produzida, prevenção de cancro, melhores níveis de bom colesterol  e um melhoramento geral da saúde cardiovascular. E sim, eu disse cacau, não chocolate, pois não me parece que as barras de chocolates comercias, que contém açúcares e leite ajudem muito na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares. Muito pelo contrário, podem até afectar a absorção dos Flavonóides, os antioxidantes responsáveis por todos os benefícios citados acima, e que atribuem ao cacau o sabor amargo. É de notar também que o cacau é das melhores fontes (senão a melhor) do mineral Magnésio, e para quem estiver interessado, manter bons níveis deste mineral é importante para o relaxamento muscular e é dos minerais mais importantes no combate ao stress.

Para usufruírem destes benefícios não é necessário consumirem toneladas de cacau ou chocolate, basta um ou dois quadrados de chocolate amargo (sem muitos açúcares adicionados) por dia algumas vezes por semana, ou experimentem cacau não-processado (cru), a melhor forma de aproveitarem todos os benefícios naturalmente, tal como fiz nesta receita!

Uma última nota em relação a esta receita. Utilizei manteiga de cacau, o que para muitos pode ser um ingrediente novo, mas não é raro! Se repararem nos ingredientes dos vossos chocolates, está lá sempre presente.

A manteiga de cacau é a gordura extraída dos grãos de cacau, e é dos elementos principais na confecção do chocolate. Tal como o óleo de coco, a manteiga de cacau também é sólida à temperatura ambiente, por isso deve ser fundida em banho-maria lentamente para preservar as suas qualidades únicas. (O óleo de coco também tem um ponto de fusão alto, por isso pode ser utilizado para substituir a manteiga de cacau, mas aviso que o sabor não vai ser exactamente o mesmo!) É de notar também que a manteiga de cacau é uma fonte de gorduras saudáveis, e curiosamente, devido à sua percentagem de gordura, pode ser um excelente hidratante natural e substituir cremes hidratantes comerciais!

Chocolatinhos com recheio de creme de avelã

Rende cerca de 10 chocolates em formas pequenas

Chocolate
½ chávena (100g) de manteiga de cacau (ou óleo de coco se não tiverem, mas também podem comprar manteiga de cacau nas lojas de produtos naturais, como a Celeiro Dieta, ou pela internet neste website português )
6 a 7 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de mel ou néctar de agave
1 pitada de sal

Recheio
½ chávena de avelãs
1-2 colheres de sopa de mel ou néctar de agave
2 colher de sopa de manteiga de cacau (ou óleo de coco)
2 colheres de sopa de cacau
2 colheres de sopa de água ou leite vegetal
Extrato de baunilha (opcional)

Nota: Vai sobrar algum recheio.

Em banho-maria, derretam a manteiga de cacau, lentamente, até ficar completamente líquida. Adicionem o cacau, colher a colher, para se dissolver bem, e os restantes ingredientes, se o molho estiver muito líquido adicionem mais uma colher de cacau, e ajustem o sabor do chocolate, adicionando mais adoçante ou cacau. Encham metade de uma colher de sopa com o molho e coloque nas formas de papel (utilizei das formas pequenas, devem render 10 chocolates), o molho deve ser suficiente para cobrir o fundo das formas, não se esqueçam que é preciso maior quantidade do restante para cobrir o recheio. Leve as formas ao congelador durante 15 a 20 minutos. Enquanto o chocolate solidifica, prepare o recheio.
No processador de alimentos triture as avelãs (podem ser demolhadas), e vá adicionando o adoçante, a manteiga de cacau (líquida), o cacau e a baunilha. Triture bem até forma uma pasta, se achar que está muito densa, adicione a água ou leite para ficar mais suave.
Retire os chocolates do congelador, forme bolinhas com a massa e achate-as no chocolate solidificado, tal como na fotografia. O diâmetro do recheio não pode ser superior ao da base. Cubra o recheio com o restante molho de chocolate, mas desta vez pode encher bem a colher de sopa. Volte a congelar os chocolates. Passados 20 minutos estão prontos a comer! Devem se guardados no frigorífico.

Referências:  http://superfoodu.com/the-superfoods/cacao/cacao-research/

English version

My birthday is coming up, and since no one offers me chocolates anymore, I decided to try to make my own. The idea came after visiting these ones that look so good!

Since these chocolate cups are raw, you maintain those amazing antioxidants from the cacao, “the food of the Gods”. If you want to know more about the benefits of the consumption of cacao, read the Portuguese version above! Sorry for not translating the whole post!

Chocolate cups with hazelnut cream filling

Yileds about 10 mini chocolate cups

Chocolate
½ cup (100g) cacao butter (or coconut oil)
6-7 tablespoons of cacao powder
2 tablespoons honey or agave nectar
Pinch of salt

Filling
½ cup hazelnuts (can be soaked)
1-2 tablespoons honey or agave nectar
2 tablespoon of cacao butter (or coconut oil)
2 tablespoons of cacao powder
2 tablespoons water or non-dairy milk
Vanilla extract (optional)
Note: You may have some leftover hazelnut cream filling.

Melt cacao butter in bain-marie (double boiler) until completely liquid. Add cacao, stir and add the remaining ingredients. Adjust the flavors of the chocolate sauce to taste, adding more sweetener or cacao. Spoon a thin layer of chocolate sauce into each mini cupcake liner (you will need about 10 cupcake liners). Place the liners in your freezer for 15 to 20 minutes. While the chocolate is in the freezer, prepare the filling.
Grind the hazelnuts in your food processor, and add sweetener, cacao butter (already melted), cacao powder and vanilla. If the hazelnut cream is too dense, add a few tablespoons of water or non-dairy milk and blend until smooth.
Remove the chocolate from the freezer, form little balls with the dough and flatten them in the solidified chocolate base (see photo above). The diameter of the filling should not exceed the diameter of the base. Cover the filling with the remaining chocolate sauce. Place the chocolates in the freezer again, more 20 minutes and they are ready to eat! You should store the chocolate cups in the refrigerator.

Like this:

8 bloggers like this.
  • rorypond2020
  • An Unrefined Vegan
  • frugalfeeding
  • Kiran
  • The Ranting Chef
  • Tourism Oxford
  • Patrick Latter
  • Teresa
by Márcia Gonçalves on September 14, 2012  •  Permalink

Posted by Márcia Gonçalves on September 14, 2012

http://compassionatecuisine.wordpress.com/2012/09/14/chocolatinhos-com-recheio-de-creme-de-avela-chocolate-cups-with-hazelnut-cream-filling/

Post a comment
Write a comment:

Related Searches