Health knowledge made personal
Join this community!
› Share page:
Go
Search posts:

Bolo de abóbora e chocolate / Pumpkin chocolate swirl bread

Posted Nov 15 2012 7:29am

Bolo de abóbora e chocolate / Pumpkin chocolate swirl bread

É com bastante alegria que partilho hoje este bolo marmoreado de abóbora e chocolate. Há cerca de um mês quase jurei nunca mais fazer bolos por causa de um maldito bolo de amêndoa e laranja que se desfez todo a virar a forma. Mas este ficou tão perfeitinho e tão saboroso, depois de algumas substituições na receita, que já estou a pensar servi-lo na ceia de Natal, ao lado dos bolinhos de jerimu da minha mãe.

Devo admitir que este bolo me surpreendeu bastante porque nunca tinha provado bolos de abóbora e revelou-se muito bom. Especialmente se adicionadas especiarias quentes como canela, cravinho, noz moscada (…), que combinam tão bem com a abóbora e deixam um aroma e sabor confortantes e únicos.

Abóbora. Para mim é a estrela desta estação. Com sabor intenso, doce e único, deixam qualquer prato entrar nos tons desta estação.  E não só, a nível nutricional também não deixa nada a desejar, sendo que apenas uma chávena de abóbora assada (200g), contém o dobro da dose diária de Vitamina A, uma considerável dose de Vit. C, e ainda compostos anti-inflamatórios. Neste mix de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, temos um alimento indispensável para a época do ano em que a nossa imunidade está mais comprometida. Fonte: WH Foods

Bolo marmoreado de abóbora e chocolate

Adaptado desta receita

1 1/2 chávenas (370 gramas) de puré de abóbora (segui a receita do “Nem me acredito que é saudável, e funcionou muito bem! Também utilizei abóbora menina para fazer este puré e rendeu bastante)
1/4 chávena (55g) de óleo de coco (ou outro óleo ou gordura vegetal, 60 ml)
1 chávena (20og) de açúcar mascavo puro
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas + 6 colheres de sopa de água morna, utiliza-se para substituir 2 ovos
2 chávenas (250 gramas) de farinha (utilizei de espelta, mas podem utilizar outras farinhas como de trigo branca ou integral)
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
2 colher de chá de canela em pó
Uma pitada de noz-moscada, cravinho, e estrela de anis
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar + 3 colheres de sopa de água

Pré-aqueça o forno a 175ºC (350 graus ºF). Unte uma forma de bolo inglês. Numa taça grande, misture o puré de abóbora, óleo, açúcar e a mistura das sementes de linhaça. Mexa até obter uma mistura homogénea. Vá adicionando os ingredientes sólidos aos poucos, a farinha, o bicarbonato de sódio, fermento em pó, especiarias e sal.

Numa taça à parte, coloque cerca de 1/3 da massa preparada no passo anterior. Junte o cacau e as 3 colheres de sopa de água. Incorpore o cacau na massa.

Coloque metade da massa amarela na forma untada, de seguida outra metade da massa achocolatada, (não esquecendo que a quantidade de massa deve ser uniforme por toda a forma), por fim junte a massa amarela, e no topo a massa achocolatada, por fim com uma colher suavemente envolva as duas massas, para conseguir o efeito marmoreado. Coloque o bolo no forno e deixe cozer durante 50-60 minutos. Antes de retirar da forma, deixe arrefecer durante 10 minutos.

Nota: Só mais uma dica, se não quiserem juntar chocolate, este bolo pode ser feito com a mesma receita e não seguir o passo da adição do cacau. Mas sugiro juntem nozes, pinhões, sementes de abóbora (…) à massa do bolo.

English version

Pumpkin chocolate swirl bread

Adapted from this recipe

1 1/2 cups (370 grams) pumpkin puree (I followed this recipe  (in Portuguese), and I used Butternut squash insted of pumpkin)
1/4 cup (55g) coconut oil (or 60 ml of other vegetable oil)
1 cup (200 grams) pure cane brown sugar
2 tablespoons 2 tablespoons of ground flax seed + 6 tablespoons of warm water
2 cups (250 grams) flour (I used spelt)
1 1/2 teaspoons baking soda
1 1/2 teaspoon baking powder
2 teaspoons ground cinnamon
A pinch of ground nutmeg, cloves and anise star
1/2 teaspoon salt
3 tablespoons cocoa powder + 3 tablespoons water

Preheat oven to 350 degrees ºF (175 degrees ºC). Grease a 9 x 5-inch loaf pan. In a large mixing bowl, stir together the pumpkin (or butternut squash) puree, coconut oil, brown sugar and flax seed mixture. Gradually add the flour, baking soda, baking powder, spices, and salt.

In another bowl, place about 1/3 of the batter prepared previously, and combine with the cocoa powder and water.

Pour half of the orange batter into the base of the prepared loaf pan, then, pour half of the cocoa batter, the orange batter again, finishing with the remaining cocoa batter. Using a spoon, swirl the bread batter, to achieve a marbled effect. Bake the bread for 50-60 minutes. Cool the bread in the loaf pan for 10 minutes, and serve after cooling completely.

About these ads

Like this:

9 bloggers like this.
  • narf77
  • Angie G.
  • An Unrefined Vegan
  • frugalfeeding
  • Anne
  • Kiran
  • Jason Cole
  • alexanderwillowharvey
  • Allison

Posted by Márcia Gonçalves on November 15, 2012

http://compassionatecuisine.wordpress.com/2012/11/15/bolo-de-abobora-e-chocolate-pumpkin-chocolate-swirl-bread/

Previous Post
Post a comment
Write a comment:

Related Searches